top of page

Coletor menstrual

  • carolinacorsini7
  • 23 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

O uso de coletores menstruais vem se tornando cada vez mais popular mas ainda existem muitas dúvidas sobre ele.

O coletor menstrual é uma estrutura de silicone em forma de taça (“copinho”) que mede entre 4 e 7 centímetros. Ele é de fácil inserção e fica localizado no fundo da vagina, “abocanhando” o colo do útero. Quando inserido corretamente, não dá pra sentir que ele está lá durante o uso.

Recomenda-se trocar a cada 8 a 10 horas no máximo ou antes, caso o fluxo seja mais intenso devido ao risco de vazamentos. Durante o período menstrual, recomenda-se higienizá-lo com água e sabão entre as trocas. Ao fim do mesmo, a orientação é de limpá-lo em água fervente e guardá-lo em recipiente limpo.

Os vazamentos não são comuns mas podem ocorrer - é importante escolher o tamanho adequado e posicioná-lo de forma correta.

Em tese, os coletores menstruais oferecem menor risco de infecção que os absorventes íntimos e, a longo prazo, são mais econômicos, além de serem mais amigáveis com o meio ambiente.

Algumas mulheres, no entanto, não se adaptam ao “copinho” - e tudo bem! Às vezes vejo meninas angustiadas por não conseguirem usar ou simplesmente não gostarem.

O mais importante é escolher um método (coletor, absorvente interno ou externo, calcinha higiênica) com o qual vc se sinta bem!

Dra. Carolina Corsini Ginecologista e Obstetra CRM-SP: 109680

Posts recentes

Ver tudo
Toxina botulínica na saúde íntima feminina

ocê sabia que a toxina botulínica também pode ser usada para a saúde íntima feminina? Em casos de vaginismo, ela ajuda a reduzir a contração involuntária da musculatura, favorecendo o relaxamento e me

 
 
 

Comentários


bottom of page