Desejo sexual em relacionamentos longos
- carolinacorsini7
- 21 de set.
- 1 min de leitura
O que pode ajudar a manter o desejo com o passar do tempo?
Sempre brinco que se estou com pressa na consulta, não pergunto como está a vida sexual da paciente. Rsrs. Eu diria que 8 entre 10, que estão em relacionamentos longos, respondem: ah… não tenho vontade.
Em muitos casos, essa é a queixa principal da consulta até.
E quase todas pedem “algo” pra melhorar. Geralmente testosterona.
A real é que a testosterona só vai fazer efeito significativo na libido se prescrita em níveis não fisiológicos para a mulher (e aí pode vir acompanhada de alteração da voz, aumento de colesterol, aumento de clitóris, aumento de pelos, queda de cabelos…).
E muitas vezes a queixa da perda de libido vem por conta de uma “comparação”: a mulher se compara a ela mesma em outros tempos ou se compara ao parceiro (que se for do sexo masculino tem geralmente um “drive” sexual maior mesmo) ou se compara ao que ela acha que deveria ser (imaginando que todo mundo transa mais do que ela). E, muitas vezes, a mulher até está satisfeita com o tanto que está transando, mas imagina que deveria estar transando mais…
A perda de vontade nem sempre tem relação com a baixa testosterona (geralmente não tem nada a ver) mas sim com a longevidade do relacionamento. E dá sim pra melhorar, sem precisar se entupir de hormônio e nem arranjar amante (sim, tem esse recurso também, mas deve dar muito trabalho 😅).
Nesse post, adaptei alguns insights excelentes da @ginecoacademy
Espero que ajude!
Dra. Carolina Corsini Ginecologista – Prevenção e Tratamento do HPV – Estética Íntima CRM-SP: 109680



Comentários