top of page

Conduta nas lesões de alto grau

  • carolinacorsini7
  • 29 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

Quando o papanicolaou detecta “Lesão de alto grau”, a paciente deve ser encaminhada à colposcopia. A lesão de alto grau é uma alteração causada pelo vírus HPV no colo do útero e é considerada uma lesão precursora (pré-maligna) do câncer de colo uterino.

Caso seja realizada biópsia e a mesma confirmar o diagnóstico de lesão de alto grau (NIC 2 ou NIC 3), deve ser realizada a retirada da lesão. O procedimento geralmente realizado é a Exérese da Zona de Transformação através da cirurgia de alta frequência (conhecida também como CAF ou LEETZ).

Caso a colposcopia não mostre uma lesão menos grave ou venha normal, a paciente deve ser mantida sob vigilância (controle semestral).

É importante a coleta da genotipagem do HPV (saber se a pessoa é portadora do HPV e qual tipo) - dependendo do resultado, pode mudar a forma como conduzimos o caso.

O manejo dos tipos de HPV será discutido em outro post.

https://youtu.be/tsYuTeKU7oA

Dra. Carolina Corsini Ginecologista e Obstetra CRM-SP: 109680

Posts recentes

Ver tudo
Toxina botulínica na saúde íntima feminina

ocê sabia que a toxina botulínica também pode ser usada para a saúde íntima feminina? Em casos de vaginismo, ela ajuda a reduzir a contração involuntária da musculatura, favorecendo o relaxamento e me

 
 
 

Comentários


bottom of page