Dra. Carolina Corsini


O que é colposcopia?
Colposcopia

A colposcopia é um exame visual especializado do trato genital inferior (colo uterino, vagina e vulva), em que se utiliza o colposcópio – aparelho semelhante a um binóculo que possibilita a visualização dessas áreas com aumento que varia de 6 a 40 vezes. O exame é indolor e demora alguns minutos para ser realizado.

A colposcopia é indicada principalmente para mulheres que apresentam alteração no exame de Papanicolaou (colpocitologia oncótica). Mulheres com lesões no colo do útero, vagina ou vulva ou com antecedente de infecção por HPV também devem ser encaminhas para este exame.

Para a realização da colposcopia, é necessária a introdução do espéculo vaginal (também conhecido por “bico de pato”) para separar as paredes vaginais. O colo uterino é visualizado através do colposcópico, que permanece a uma distância de aproximadamente 30 centímetros (sem encostar na paciente). Após a colocação do espéculo, observam-se as estruturas e realiza-se a coleta do Papanicolaou, quando necessário. Em seguida, aplica-se uma pequena quantidade de ácido acético, o qual evidencia alguma área anormal. O próximo passo é o Teste de Schiller, em que se aplica uma solução com iodo no colo uterino (ver figuras).

Caso os testes realizados evidenciem alguma alteração, realiza-se a biópsia da área alterada. A biópsia pode gerar um pouco de desconforto na paciente, semelhante a uma cólica menstrual, mas com efeito rápido e passageiro.

As amostras obtidas com a biópsia são então encaminhadas a um laboratório para serem avaliadas por um médico patologista.

É importante ressaltar que a colposcopia é um exame indolor, de fácil realização e um importante instrumento na prevenção do câncer de colo uterino.


Colposcópio



Colo uterino normal



Colo uterino normal – Teste de Schiller negativo



Colo uterino com alteração causada pelo vírus HPV



Colo uterino com alteração causada pelo vírus HPV – Teste de Schiller positivo


Dra. Carolina Corsini
Ginecologista e Obstetra
CRM-SP: 109680